Vasco e Fluminense escapam do rebaixamento, enquanto Grêmio confirma G4

A última rodada do Campeonato Brasileiro podia não valer mais título, mas era importante para decisão dos dois últimos times rebaixados e das equipes que iriam para Copa Libertadores de 2019. Com emoção para grandes equipes, a 38ª rodada confirmou as tendências e carimbou o Grêmio como último classificado para o G4 e levou América-MG e Sport para o rebaixamento.

tabela

Na parte de cima da tabela, o Grêmio venceu o Corinthians por 1 a 0 e garantiu sua vaga direta na fase de grupos da Libertadores do próximo ano. O time gremista terminou o Brasileirão em quarto lugar, com 66 pontos, três a mais do que o São Paulo, com quem disputava a vaga. Além da vaga direta, o tricolor gaúcho garante um pré-temporada mais tranquila, sem precisar se preocupar com jogos mais cedo pela competição sul-americana.

44332822570_450009f596_z

Em relação a Libertadores, as vagas diretas entre brasileiros ficaram com: Palmeiras, Flamengo, Inter, Grêmio e Cruzeiro (campão da Copa do Brasil). Se o Atlético-PR vencer a Copa Sul-Americana conquistará mais uma vaga direta. Na pré-Libertadores estarão São Paulo e Atlético-MG, quinto e sexto colocado respectivamente.

Falando em Sul-Americana, seis equipes conquistaram vaga para a edição 2019. Atlético-PR, Botafogo, Santos, Bahia, Fluminense e Corinthians disputarão a competição continental na próxima temporada. A Chapecoense, que sobreviveu e escapou do rebaixamento poderá ficar com a última vaga, caso o Atlético-PR vença a Sul-Americana contra o Junior de Barranquilla.

Do outro lado do Brasileirão, Sport e América-MG se juntaram aos já rebaixados, Vitória e Paraná e estarão na Série B em 2019. O time mineiro perdeu para o Fluminense, que dessa maneira, conseguiu ficar na elite do futebol, enquanto os pernambucanos, mesmo com a vitória sobre o Santos, não sobreviveram, já que os resultados paralelos, incluindo o empate do Vasco, não foram suficientes.

O América-MG ficou com 40, encerrando a disputa no 18º lugar, com dez triunfos, dez empates e 18 derrotas. O time mineiro retorna à segundona um ano após ter deixado a divisão. Já o Sport estava na elite desde 2014, mas vinha fazendo campanhas ruins nas últimas temporadas e escapando, algo que dessa vez não ocorreu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s