Fifa investiga acusações de abuso sexual no futebol feminino do Afeganistão

O jornal britânico The Guardian divulgou uma reportagem bombástica, onde aponta que a Fifa está investigando alegações de que membros da seleção feminina do Afeganistão foram abusadas sexualmente e fisicamente por homens da federação de futebol do país, incluindo seu presidente, Keramuudin Karim.

A Fifa confirmou que estava investigando o caso. Ao Guardian, a ex-chefe do departamento de futebol feminino da Federação de Futebol do Afeganistão, Khalida Popal falou sobre as provocações sofridas por jogadoras dentro do país e da frustração com o sistema, que não protegeu as atletas. Popal foi forçada a fugir do país em 2016 e buscou asilo na Dinamarca.

A Federação do país disse em um comunicado que “rejeita as falsas acusações feitas em relação à equipe nacional feminina” e ainda reiterou que possui um “política de tolerância zero para qualquer tipo de comportamento”.

Khalida Popal afirmou ao jornal britânico que, no curso de uma investigação que realizou sobre as alegações, ela ouviu afirmações sobre abuso físico, sexual, ameaças de morte e estupro. No Guardian, ela contou: “Foi muito difícil para nós, vivendo no país, falar sobre essas coisas, porque são caras muito poderosos. Se um jogador do Afeganistão levantasse uma voz, ele poderia ser morto”.

Em seu comunicado, a Fifa disse que os assuntos mencionados estão sendo analisados. Como alguns aspectos dessas alegações envolvem temas delicados relacionados à proteção dos envolvidos, procuramos apoio de partes relevantes que ofereceram seu apoio voluntariamente”.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s