Na Alemanha, responsável por ataque ao ônibus do Dortmund é condenado

O mundo está acompanhando o lamentável caso que envolve a final da Copa Libertadores e toda a desorganização por parte da Conmebol para definir o que acontecerá com o duelo entre River Plate e Boca Juniors, após o incidente ocorrido no último sábado, onde o ônibus da delegação do Boca foi alvo de pedras, garrafas e outros objetos e ocasionou ferimentos e outros problemas e jogadores xeneizes, além do adiamento da partida.

Enquanto pouca coisa foi definida até o momento e todos ainda tentam entender as motivações para o que ocorreu, a justiça alemã julgou e puniu o responsável por um outro ato criminoso e de vandalismo, curiosamente envolvendo um ônibus de um clube de futebol.

Em abril de 2017, antes do jogo entre Borussia Dortmund e Monaco pela Champions League, o ônibus que levava a delegação do time alemão para o seu estádio sofreu um ataque. Ao todo, três explosivos estavam colocados na estrada onde o veículo passou, a detonação de um deles atingiu o ônibus e feriu o zagueiro espanhol, Bartra, além de um policial que fazia a escolta do clube. O jogador espanhol precisou realizar uma cirurgia, pois foi atingido no braço por estilhaços.

DRbI8JJWAAAk6aq
Bartra quando jogava pelo clube alemão, hoje defende o Betis (Foto: Twitter)

Naquela ocasião, o clube alemão pediu o adiamento do jogo contra os franceses, mas a partida foi realizada no dia seguinte, com os jogadores do Dortmund visivelmente abatidos e mexidos com o que tinha ocorrido. O resultado foi de 2 a 1 para o Monaco.

Nesta terça-feira, o responsável por esse ataque foi punido e condenado a 14 anos de prisão. Sergej Wenergold, de 29 anos, foi considerado culpado por todas as 28 acusações. Ele foi detido dez dias depois do ataque e o julgamento durou cerca de 11 meses.

Traçando um paralelo com o que ocorreu em Buenos Aires, com o ônibus do Boca, além das medidas esportivas, que caberiam a Conmebol definir, a polícia e a justiça do país precisam dar uma resposta e identificar os responsáveis. Quanto mai impunidade, mais violência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s