Felipão campeão: nem ultrapassado e nem o melhor técnico do Brasil

Luiz Felipe Scolari, ou simplesmente Felipão. Aos 70 anos, o treinador mais velho a conquistar o título do Campeonato Brasileiro. Exatamente, o técnico do eterno “7 a 1” voltou ao Brasil e agora é campeão do Brasil, com méritos e uma campanha irretocável.

Seu retorno para o Palmeiras foi com algumas dúvidas, marcas de um passado recente que não trazia grandes lembranças. Por maior sucesso que possa ter tido no futebol chinês, os trabalhos no Grêmio (2015) e, principalmente, no Mundial de 2014, ficaram marcados na memória dos torcedores. O estilo também era questionado, era posto como um ponto de interrogação. Será que ele está atualizado? Questionamentos feitos sobre um profissional que sempre foi muito sério e com fama de brabo.

Mas aos poucos, as perguntas começaram a ficar de lado. Os resultados em campo, mesmo que não fosse o futebol mais bonito, rebaixavam as dúvidas ao segundo plano. Eliminações na Libertadores e Copa do Brasil, apesar do poderoso elenco palmeirense, foram percalços rapidamente esquecidos com as marcas alcançadas no Brasileirão. Dono da maior sequência sem derrota na história do Brasileiro por pontos corridos (22), melhor ataque, defesa menos vazada, melhor mandante e melhor visitante.

Negar os méritos de Felipão é contrariar os fatos. Não gostar do seu estilo, ou da sua maneira de montar as equipes é opção, mas é preciso olhar o que foi feito e dar os devidos méritos ao treinador. Sua história ganha mais um título, mais uma marca, assim como a marca dos “7 a 1”, que não será apagada depois de uma glória. Se não podemos ir ao inferno e decretar o final da carreira de um profissional por uma derrota ou eliminação, não vamos aos céus e esquecer os erros que foram cometidos.

Como o próprio Felipão disse, “não sou ultrapassado, não sou o melhor, não sou pior. Sou um bom técnico, com os mesmos métodos de outros”. E assim como os outros, ganha, perde e tem méritos quando vence e quando perde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s