O Negro no Futebol Brasileiro não é só um olhar sobre racismo no esporte

Lançado em 1947 pelo jornalista Mário Filho, o livro “O Negro no Futebol Brasileiro”, completou 70 anos em 2017, mas continua atual e colocando em debate um dos mais importantes assuntos da nossa sociedade, o racismo. Anteriormente velado, mas sempre presente, o racismo se fez e faz presente no dia a dia e também no esporte. O futebol de tantos atletas negros, ainda é palco de lamentáveis e cruéis casos de intolerância racial.

Nas arquibancadas, nos gramados, dentro e fora dos estádios, é possível perceber e ouvir manifestações racistas. O preconceito fica ainda mais visível quando notamos a falta de treinadores, dirigentes e árbitros negros, uma hierarquia de poder que ainda não mudou no futebol do país. O livro de Mário Filho já tratava desse e de outros assuntos.

Através do Observatório da Discriminação Racial no Futebol e no dia da Consciência Negra, o Esse tal de Futebol compartilha um documentário que propõe analisar o papel do negro na estrutura do futebol brasileiro nos dias atuais.

O clássico livro é uma das principais obras sobre a gênese e a formação do futebol de massa no Brasil. Uma narrativa de mais de 70 anos, viva e sobre um tema infelizmente presente por muito mais tempo que deveria.

Anúncios

Um comentário em “O Negro no Futebol Brasileiro não é só um olhar sobre racismo no esporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s