Opinião: continuamos discutindo no bar, mesmo com o uso do VAR

A mesa do bar segue cheia. As polêmicas decisões do futebol continuam sendo debatidas. Ninguém deixou de falar da arbitragem, ou de falar que “esse juiz está roubando o meu time”. Tudo isso continua acontecendo, mesmo com a chegada do VAR. Tá certo que no Brasil a tecnologia está engatinhando, mas está aí, sendo usado e a mesa de bar cheia de pautas.

VAR não é um problema, assim como não será a solução para todas as decisões polêmicas do futebol. A tecnologia é uma evolução natural no esporte e o assistente de vídeo chegou para contribuir com o futebol. A principal questão é outra, não é a máquina e sim quem está operando ela. O nível da arbitragem no Brasil é o principal problema e são eles que operam e interpretam. Por falar nisso, a interpretação é outro ponto para ser avaliado.

Na final da Copa do Brasil, com título para o Cruzeiro, o uso do VAR se fez presente em dois importantes lances. A interpretação da arbitragem foi fundamental nos lances de marcação de um pênalti favorável ao Corinthians e na anulação de um gol do time paulista.

O aperfeiçoamento da tecnologia e de quem precisa cuidar e controlar seu uso é fundamental para deixar o VAR ainda mais justo para o futebol. As discussões nos bares vão continuar, as mesas ficarão lotadas e as polêmicas ainda vão existir, mas com mais cuidado e entendimento com as novidades, tudo vai melhor, quem sabe até o debate no bar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s