Salah e Egito: um ano de uma das belas histórias do futebol

Para muitos o futebol é algo simples, as vezes fútil e que não passa de um esporte com 22 jogadores correndo atrás de uma bola. Discordando respeitosamente de quem pensa assim, esse tal de futebol tem aspectos maiores, significados e representatividade superior do que um simples jogo de bola. Poderia citar vários momentos onde o futebol mostrou suas outras faces, mas vou relembrar de uma.

No dia oito de outubro de 2017, um ano atrás, duas seleções jogavam uma partida de futebol. Na verdade, jogavam a esperança de participar de uma Copa do Mundo, a maior e mais importante competição do futebol. O duelo era entre Egito e Congo, no país das pirâmides e dos faraós. Maior jogador, ídolo e símbolo de futebol local, Mohamed Salah, atacante do Liverpool, mostrou o poder que o futebol tem.

DLuAg_HW4AAxhPq

Após abrir o placar e sofrer um desastroso empate, aos 49 minutos do segundo tempo, o atacante e destaque da seleção assumiu a responsabilidade, cobrou e acertou o pênalti e terminou com um jejum de 28 anos do Egito longe de um Mundial. Festa e emoção. Momentos lembrados por Salah em suas redes sociais, onde as palavras não são necessárias para expressar o que representou àquele momento para ele e para o seu povo.

O feito foi tão representativo que Salah virou referência. Seu nome foi colocado em urnas eleitorais para presidência do país, mesmo ele nunca tendo concorrido para qualquer cargo. Seu resto foi desenhando em muros e bandeiras. Salah disputou o Mundial não estando 100% fisicamente, após lesão na final da última edição da Liga dos Campeões, onde saiu lesionado no ombro. Mesmo assim, vestiu a camisa, marcou gol, fez a alegria de uma nação que se sentiu, mais uma vez, representada. Futebol também é isso, é sentir-se parte de algo maior que as quatro linhas, maior que um título ou um gol.

Esse tal de futebol não é só futebol, é mais, muito mais que onze contra onze. É fazer parte, representar e se orgulhar.

DL0F81eW0AACCmt

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s